Cynthia Hand · Resenha

Resenha: The Last Time We Say Goodbye, Cynthia Hand

unnamed

sinopse

A morte está sempre ao nosso redor.

Nós só não prestamos atenção.

Até que começamos a prestar.

A última vez que Lex esteve feliz foi antes. Quando ela tinha uma família que não estava em pedaços. Um namorado que ela amava. E amigos que não a encarassem como se esperassem que ela desmoronasse a qualquer momento.

Agora ela é a menina que o irmão se matou. E parece que sempre será assim.

Conforme Lex tenta reconstruir sua vida, ela também tenta bloquear o que aconteceu na noite que Tyler morreu, mas há um segredo que ela não contou para ninguém – uma mensagem que Tyler mandou e que poderia ter mudado tudo.

O irmão de Lex se foi e ela está prestes a descobrir que um fantasma não precisa ser real para fazer com que você não siga em frente.

Skoob | Goodreads

 oqueeuachei

unnamed

The Last Time We Say Goodbye entrou na minha lista assim que vi a foto do livro no Instagram. Primeiro, sua capa maravilhosa me chamou atenção e depois a sinopse. Assim que comprei o e-book corri para lê-lo e no fim, terminei o livro com um misto de emoções.

Não é que eu não tenha gostado, pelo contrário. Eu adorei e devorei cada página, mas ele mexeu muito comigo e termina-lo doeu. E muito. Sabe aquela leitura que a gente termina e simplesmente não consegue esquecer durante um tempo? A dor da Lex e o processo de evolução dela é tão real que é impossível tirar a história dela da cabeça.

Hand sabia muito bem o que estava fazendo com esse livro, especialmente porque ela mesma passou por uma experiência semelhante à de Lex, seu irmão também se matou. Por conta disso, muitos dos sentimentos da personagem passa para o leitor de maneira assustadoramente perfeita. Diversos momentos, eu conseguia sentir a dor da Lex e conforme a leitura avançou, também foi possível acompanhar muito bem.

IMG_4713

A narrativa ocorre em primeira pessoa e ao mesmo tempo que acompanhamos a evolução da personagem principal, também podemos conhece-la como era no passado e sua relação com Tyler, assim como a personalidade dele através de flashbacks, que ocorrem na escrita de um diário que Lex mantém por indicação de seu psicólogo. Essa escolha de construção da história foi extremamente interessante e muito boa de acompanhar.

Por estar em um processo de luto, durante boa parte do livro, Lex não tem contato com seus amigos. Os personagens secundários aparecem por algum tempo de maneira bem superficial, ela não nos dá chance de conhece-los, assim como não lhes dá chance de se aproximarem dela novamente.

O grande suspense do livro gira ao redor da morte de Tyler. Como ele morreu, os motivos que o teriam levado a fazer isso e aos poucos vamos conhecendo também um pouco mais sobre ele e entendendo melhor o personagem. Quando chegamos ao final e finalmente temos o quebra-cabeça montado é o momento mais doloroso do livro, porque acabamos nos apegando ao personagem e sofrendo com sua morte.

nota

bommuitobom

consideracoesfinaisThe Last Time We Say Goodbye é um livro que vai mexer com o leitor de diversas formas. Seja enquanto acompanhamos a longa jornada de Lex para a aceitação da morte do irmão e todos seus processos de luto, ou por acompanhar a trajetória de Tyler, de certa forma.

É uma leitura extremamente dolorosa, mas ao ao mesmo tempo maravilhosa, se é que isso faz algum sentido.

recomendoIndico o livro para todo mundo que gosta de história que tocam, que soem reais e personagens que é possível se identificar.

postflavia

Anúncios

2 comentários em “Resenha: The Last Time We Say Goodbye, Cynthia Hand

  1. Oi Mari! Olha, esse livro é daqueles de matar hahaha Porque você fica conhecendo o personagem que morreu, gostando dele e se sentindo super mal porque queria que ele vivesse…isso acontece demais com o Tyler, ele é um amor. Mas vale a pena pela Lex e pela história que é super linda, mas bem tensa hahaha. Quando ler, vem me contar o que achou!
    Beijão!

  2. Oi, Flávia!
    Vi esse livro em uma sessão para iniciantes no inglês na livraria, ainda estou no nível intermediário e procurando coisas para ler e aperfeiçoar o estudo. Adorei a resenha! Nada me cativa mais que um livro que mexe comigo, e gosto de um bom drama. Só não sei se aguentaria o tema; li Passarinha recentemente, e MEU DEUS, não me recuperei! Hahaha. Mas de qualquer forma, já está na minha lista de leitura 😉
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s