Christina Lauren · Nível de inglês básico · Resenha

Resenha: Sublime, Christina Lauren

unnamed-1

sinopse

Lucy é uma garota que aparece misteriosamente no refeitório da escola, confusa e perdida em suas memórias – ou na falta delas. Apesar das dúvidas que carrega consigo, ela tem uma certeza: sua presença no mundo dos vivos é atraída por Colin, um garoto atraente que gosta de adrenalina e de testar seus limites, mesmo que isso o leve a arriscar sua vida.
A afinidade entre os dois nasce à primeira vista e cresce conforme eles passam a conviver nas paisagens da escola Saint Osanna. Mas o que você faria no lugar de Lucy? E se o seu amor pertencesse a outro mundo?

 SkoobGoodreads

oqueeuachei

20727893

Sublime foi uma leitura que me surpreendeu bastante. Por se tratar de uma fantasia, a gente sempre tem uma ideia do que pode acontecer, geralmente esse tipo de livro envolve um vilão, reviravoltas e muitas aventuras…mas não é isso que acontece. Apesar de um romance paranormal, não há uma grande aventura ali. É uma história de amor, de perdas e ganhos e sacrifícios.

A narrativa do livro acontece na terceira pessoa e traz o ponto de vista de Colin e Lucy. Em alguns momentos, especialmente na apresentação, ele é um pouco parado, mas a curiosidade sobre o que vai acontecer com os dois e o que o futuro espera deles é sempre maior. Escrito com muita calma e cuidado, Sublime acaba se tornando uma leitura extremamente melancólica, não de uma maneira ruim, ele é o que é.

IMG_2738

Lucy é um fantasma que simplesmente acorda nos bosques de Saint Osanna, uma internato que guarda muitos mistérios. Desorientada, ela não se lembra quem é, como foi parar ali e nada, até que vê Colin e sente uma atração incrível por ele. Assim como ela, vamos descobrindo aos poucos sobre seu passado e morte, assim como desejamos entender o motivo de ter voltado para Saint Osanna e o que exatamente está fazendo ali.

Colin, por sua vez é um garoto órfão com um passado traumático que lida com suas dores através da adrenalina. Ele preocupa todos ao seu redor por simplesmente não se importar com os riscos em tudo relacionado a esporte que faz. Ele não se importa de se machucar ou as consequências que seus atos podem trazer para si mesmo. Com a chegada de Lucy, isso não é diferente, especialmente quando ele descobre o que é necessário fazer para que possa ficar fisicamente junto dela.

IMG_2739

Os personagens secundários se baseiam no melhor-amigo de Colin, Jay; Dot, a cozinheira do colégio e o diretor. Todos eles possuem uma ligação de carinho e preocupação com o personagem e estão ali por ele. Apesar de serem bastante presentes e terem sua importância, o foco do livro sempre se resume no casal principal.

A relação de Colin e Lucy é extremamente complicada, assim como tudo que os cerca. E apesar de não se tratar de uma aventura, há mistério suficiente para fazer com que a necessidade de um pouco de “ação” e um “vilão” não exista. Há diversas questões sobre a morte de Lucy, o motivo da ligação dela e de Colin e até mesmo a escola parece estar cercada de mistérios. E conforme a história avança, vamos descobrindo todas as respostas.

Quando todas as peças do quebra cabeça se juntam, é de tirar o fôlego e nos lembra, que desde o começo, Sublime não era um livro comum do gênero. O final apenas nos faz lembrar desse detalhe e chega a doer, de certa forma. Mas junto com todo o enredo, é diferente, mesmo que com o passar dos capítulos, já seja possível imaginar o que acontece. Mesmo sabendo onde provavelmente a história iria chegar, quando realmente temos em mãos todas as respostas e fechamentos, quando enfim chegamos nas últimas páginas, ainda somos surpreendidos e tocados.

nota

bommuitobom

consideracoesfinaisSublime é um livro com uma pegada diferente do que estamos acostumados no gênero fantasia YA. Ele foca muito mais na convivência humana, relacionamentos, perdas e ganhos do que em uma grande aventura e isso é o que dá um toque a mais na leitura. O romance dos personagens principais é quase paupável, extremamente natural e sincero, apesar da Lucy ser uma fantasma – aliás, é fácil esquecer esse pequeno grande detalhe.

O livro toca, faz você se apaixonar e vai te fazer sentir com seu final e fechamento. Prometo que é uma leitura que não será feita e esquecida rapidamente, ele vai te fazer parar para pensar sobre ele no final, que foi arriscado e nem sempre vai agradar todos os leitores. Aliás, Sublime inteiro é uma leitura que pode desagradar e agradar na mesma proporção.

recomendo
Indico para quem gosta de sobrenatural com uma pegada diferente, Sublime é um livro que faz pensar e não foca apenas no romance ou em aventuras. Se você estiver procurando uma fantasia diferente, encontrou a sua próxima leitura!

postflavia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s