Curiosidades

A ressaca me pegou de jeito! E agora?

Ressaca literária é uma coisinha tensa nessa vida, não? A gente tenta impedir, mas aí, vem aquele livro perfeito ou mesmo a vida e puf, não conseguimos ler mais nada. Qualquer coisa que a gente pega para ler não tem graça, não prende e você abandona e a vida literária segue assim por algum, ou nos piores casos, por muito tempo.

No post de hoje, juntei algumas das coisas que eu faço, pedi ajuda para a Renata para ela dar mais algumas ideias de como evitar ou o que fazer quando entramos nessa fase negra da vida – porque sempre que entro em uma, quero sair o mais rápido possível haha. Espero que gostem! ❤

Como impedir uma ressaca literária?
  • A dica mais importante e mais famosa para evitar a “coisa ruim” é intercalar os gêneros literários. Desse jeito, fica mais difícil você enjoar de determinado tipo de livro e cair na ressaca.
  • Algo que sempre funcionou para mim, mas que não é todo mundo que consegue, é ler mais de um livro ao mesmo tempo (normalmente eu leio um digital e um livro), claro, com gêneros diferentes. A gente sempre termina algum deles mais rápidos e ainda tem algo legal esperando para continuar a leitura. Normalmente, isso funciona para mim. Outras vezes…nem tanto. 😛
  • Evite a leitura de uma série/trilogia de uma vez. Já fiz isso não apenas uma, mas várias vezes e sempre me ferrei. Seja porque enjoei da série e fiquei naquele momento meh pros outros livros, seja porque eu amei e não tem novos volumes ainda. Ou a pior de todas: quando chegamos ao final da tal série/trilogia e nossa vida acaba junto com o livro. </3

  • Tente evitar o começo de um novo livro com preconceitos ou se forçar a ler alguma coisa que não está curtindo no momento. Deixa o livro pra lá e aproveite que está no pique para pegar algo que te prenda…se isso demorar pra acontecer, ou não acontecer, aí, my dear, a ressaca pegou.

  • Não force a leitura, a partir do momento que um livro se torna obrigação, você não vai aproveitar tanto assim. Talvez não esteja com a cabeça para aquele tipo de enredo apenas. Não se sinta culpado em largar e pegar outra coisa. Leitura é uma coisa que vontade e clima. Mas, se nenhum dos livros que você pegou estão prendendo de forma alguma…temos um problema.
Como curar uma ressaca literária?
  • Pegue um livro curto e leve para ler e com vocabulário fácil, daqueles que te arrastam pro mundinho deles. Alguns livros que recomendo: todos da Stephanie Perkins e Meg Cabot. Para quem lê em inglês e curte fantasia e vampiros, o último livro a me tirar de uma enorme ressaca literária foi o The Vampire Stalker. Ou então os livros da J. Lynn/Jennifer L. Armentrout (mas cuidado, ela pode te arrastar pro buraco também, haha).
  • Nada de começar uma leitura com preconceitos! O pensamento “estou com ressaca e nada vai me prender”. Se for pra pensar assim, melhor desistir de tentar contornar esse momento negro da vida.

  • Encontrou um livro que gostou, está começando a voltar a ler, mas ainda assim não conseguiu voltar com tudo. Faça uma meta diária, estimule um número de páginas por dia e aos poucos você vai pegando no tranco e puf, quando viu, já voltou à ativa. Mas vale lembrar que o livro tem que prender pelo menos um pouco e ser legal! Se estiver achando chato ou sem vontade nenhuma de pegar nele, essa meta não vai adiantar em nada, pode até atrapalhar.
  • Paciência. Esse talvez seja o fator mais importante durante uma ressaca literária. Ela não vai desaparecer magicamente, aliás, até pode, se encontrar um livro muito bom, mas caso o contrário, é devagar que ela vai embora…não conseguiu mais se concentrar na leitura? Vai dar uma volta, mude de lugar, assista um filme ou uma série e espere que quando der por si, puf, a ressaca foi embora e se tudo der certo, por um longo, longo tempo!

Essas foram algumas dicas do que eu costumo fazer para não entrar ou sair de uma ressaca literária! E vocês, tem alguns truques diferentes pra me dar? Se sim, não deixa de me contar nos comentários! E espero que tenha ajudado! ❤

postflavia

 

13 comentários em “A ressaca me pegou de jeito! E agora?

  1. Ai, eu também. Lembro de quando saiu o sétimo e eu e um grupo de amigos que gostávamos e estávamos no mesmo livro ficávamos conversando sobre o assunto. Inclusive, lembro até de duas músicas que me acompanharam a leitura inteira do livro praticamente haha. Saudades.

  2. Hahahahahahahahhahhahahaha sim, a dorzinha fica, não tem jeito! Quando a série chegou ao final ainda tinha aquela luz no fim do túnel por causa do filme né, mas quando lançaram a Parte II, nooooossa, não sei nem explicar o sentimento, porque foi quando caiu a ficha de que tinha acabado mesmo 😭♥

  3. Oi Patrícia! Harry Potter e As Relíquias da Morte é um livro que causa uma ressaca gigantesca mesmo, porque nossa, chegar ao fim de HP é algo MUITO cruel, especialmente pra quem acompanhou os lançamentos dos livros. Dói muito hahaha. Harry Potter é insuperável, nem dá pra explicar hahaha Mas com o tempo, mesmo a ressaca pós-HP passa, por incrível que pareça…mesmo que a gente ainda tenha uma dorzinha no coração por causa disso, né? hahaha

  4. A maior ressaca literária que já sofri foi após a leitura de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Não conseguia acreditar que a série tinha acabado mesmo, e não conseguia ler mais nada, porque absolutamente história nenhuma me interessava, hahahahaha, foi terrível. Mas, aos poucos, consegui superar lendo temas totalmente diferentes, porque se buscava algo em fantasia, eu não continuava a leitura porque pensava “não é tão bom quanto Harr =[“. A gente passa por isso, mas supera né, hahahahahaha, acho que é normal.

Deixe um comentário

