Cressida Cowell · Resenha

Resenha: Como Trair o Herói de um Dragão, Cressida Cowell

dragãozinho

sinopse

“Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território Viking. Notável esgrimista e encantador de dragões, ele era corajoso, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo, principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado…

Soluço precisa ser coroado Rei do Oeste Mais Selvagem. Será que ele vai se livrar dos Dragões-espiões Vampiros da bruxa e conseguir as Coisas Perdidas do Rei antes do Juízo Final de Yule? E há mesmo um traidor no acampamento de Soluço que, no fim, trairá todos?” – Skoob

Aviso: Resenha contém spoilers para quem ainda não leu os livros anteriores

oqueeuachei

IMG_4323

Como Trair o Herói de um Dragão começa bem diferente dos outros livros da série. Cressida Cowell sempre usou uma fórmula nos livros do Soluço, existia uma introdução até chegar o momento em que a ação começava a acontecer, mas no décimo primeiro livro foi diferente, ele já começa com ação, e com o Soluço 70 anos mais velho narrando que já estamos chegando no final de suas aventuras de quando ainda era uma criança.

E de fato estamos. Soluço agora tem 14 anos, está no meio de uma guerra e tem poucos aliados em sua causa. Os fiéis companheiros porém estão ao seu lado. Camicazi e Perna-de-Peixe nunca deixariam Soluço, muito menos seus dragões, disso todos os leitores de Como Treinar o Seu Dragão já sabem, a grande surpresa porém é o novo aliado.

Acredito que não tenha como falar sobre esse livro sem citar o Melequento, apesar de toda a trama girar em torno da guerra com o Alvin e a Bruxa, é o Melequento quem finalmente consegue seus minutos de herói. O primo que sempre maltratou Soluço e seus amigos vem para se redimir, e se desculpar por seu comportamento, e por trair Soluço e sua família quando toda a situação ficou difícil. É um personagem secundário, e que provavelmente não é o favorito de ninguém, mas que se mostra o mais interessante e humano de todos os personagens. O último ato de Melequento é o ato de um herói, e também marca a primeira perda significante da série, a perda que transformou a história infantil em algo mais.

IMG_4328

consideracoesfinais

Comecei a ler a série do Soluço ano passado, e como grande parte já havia sido lançada, foi fácil de ver o crescimento dos personagens durante o desenvolver da história de forma mais clara, mas nada se compara com Como Trair o Herói de um Dragão.

IMG_4325

Todos os personagens se mostram mais maduros, apesar de ainda ter aquele ar infantil, pois é um livro infantil, temos vários diálogos com mensagens significantes, momentos que fazem toda a diferença.

  Por que nunca falou norueguês antes, Presa de Odin? perguntou Soluço.
—  Só porque você tem um dom, não quer dizer que precise contar sobre ele a todo mundo replicou Presa de Odin.

Soluço e seus amigos, humanos e dragões, ensinam sobre como é difícil lutar contra oponentes tão difíceis, mais espertos e sem o menor pudor em sacrificar aquilo que não é importante. Amizade, redenção, segundas, terceiras e quartas chances. E a mais importante lição do Soluço é justamente não perder a esperança, mesmo quando tudo der errado, e vai dar, mesmo quando você pensar que está sozinho, alguém vai te surpreender, e provavelmente vai ser quem você menos espera.

IMG_4327

Às vezes o tempo não pode andar para trás.
Às vezes não se pode devolver um dragão a uma prisão na floresta nem uma bruxa ao tronco de uma árvores nem a vida a um amigo que já se foi.

renataavatar

Anúncios

2 comentários em “Resenha: Como Trair o Herói de um Dragão, Cressida Cowell

  1. De fato um livro que fugiu da “fórmula” dos outros!
    Adorei a resenha e aliás, do layout do blog 😉
    Sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s