Cecelia Ahern · Nível de inglês básico · Resenha

Resenha: Love, Rosie (Simplesmente Acontece) – Cecelia Ahern

loverosie

sinopse

Em seu segundo romance, a autora de PS: Eu Te Amo retrata os altos e baixos na relação romântica de Rosie e Alex, melhores amigos desde a infância cujo sentimentos vão evoluindo gradualmente em algo mais que amizade. No entanto, separação, uma gravidez inesperada, sonhos frustrados e outros relacionamentos deixam suas vidas de cabeça para baixo

oqueeuachei

Love, Rosie foi um livro que me criou muitas emoções diferentes. Fiquei super ansiosa para lê-lo quando vi os clipes do filme (assista clicando aqui), mas assim que peguei para ler, fiquei um tanto insegura com a leitura: ele foi escrito através de cartas, e-mails, cartões-postais, bilhetes e não é narrado da forma clássica que estamos acostumados. Particularmente, esse tipo de livro não costuma me agradar e sinto que há a falta de detalhes e de visualização da história quando escrito desta maneira. Para mim, esse foi o primeiro “problema do livro”.

A história de Rosie e seu melhor amigo de infância Alex, é narrada durante a maior parte da vida deles. Acompanhamos sua infância, adolescência, vida adulta e até uma parcela da meia-idade. Por conta da maneira que é escrito, fica fácil fazer a passagem de tempo, mas a leitura tende a ficar um pouco cansativa após um tempo. São mais de 400 páginas de altos e baixos e acontecimentos que evitam que os personagens se reencontrem e sempre estão longe um do outro, já que logo no começo do livro Alex se muda para os Estados Unidos enquanto Rosie continua na Irlanda. Todas as vezes que eles se reencontram, apesar de termos conhecimento de como os encontros acontecem, há a falta de uma narrativa mais “detalhada” desses encontros.

loverosie

Enquanto a história tem uma grande tendência a ficar cansativa em diversos momentos, os personagens por outro lado, são extremamente cativantes e quando concluí o livro me peguei sentindo falta deles. Rosie é a personagem azarada, todas suas realizações na vida ocorrem da maneira mais difícil e ela passa por caminhos bem complicados durante toda a leitura. Alex, por outro lado é o sortudo, mas um pouquinho lento demais (sem explicações aprofundadas para evitar spoilers), ele dá um tom leve ao livro para compensar toda a “tragédia” de Rosie. Mas há momento em que ambos irritam e devido a acontecimentos chegamos a ficar com raiva deles, Rosie tende a ser dramática demais e não tomar iniciativas, enquanto Alex, por sua vez aceita as coisas de maneira muito fácil. Essas oscilações, me fizeram quase abandonar o livro diversas vezes, mas por outro lado deram um tom bem real aos personagens.

Em suma, Love, Rosie tem um enredo interessante, uma escrita diferente e personagens cativantes. O motivo da minha nota tão baixa para o livro é o fato de que a história tem uma tendência a ficar muito cansativa, podendo irritar o leitor algumas vezes devido à grande parcela de drama e a maneira que foi escrito. O formato de cartas não é a maneira que estamos acostumados e causa estranheza diversas vezes, e ainda por ser tão longo, pode acabar cansando bastante o leitor.

consideracoesfinais

O livro vai agradar amantes de chick-lit e especialmente quem gosta de leituras diferentes e em formato de cartas e e-mails. Vale a pena ler, já que ele retrata os altos e baixos da vida, de maneira tão realística. No entanto, deixo meu aviso que a leitura tende a ficar cansativa.

love-rosie-3

O filme

Como falei ali em cima, o livro foi adaptado para os cinemas e tem Lily Collins e Sam Caflin nos papeis principais e tem estreia prevista para o dia 6 de novembro aqui no Brasil.

flaviaavatar

Anúncios

5 comentários em “Resenha: Love, Rosie (Simplesmente Acontece) – Cecelia Ahern

  1. Oi! Amei a sua resenha. Também vi o trailer com uma amiga e nós duas estávamos querendo ler o livro antes de ver o filme, mas queríamos saber se algum dos personagens principais morre no livro? Nós já estamos cansadas de que em todo livro que lemos a modinha do morrer está nele rs Eu particularmente fico muito chateado quando no final não tem um final feliz com os dois pp’s juntos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s