Cat Patrick · Resenha

Resenha – Recomeço; Cat Patrick

recomeço_infos

sinopse

“A guinada na vida de Daisy Appleby tem início com um trágico acidente de ônibus. Ela era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele dia, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço.

No decorrer da história, a protagonista morre mais quatro vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e recomeça tudo do zero. É ao chegar a Omaha — então com a identidade de Daisy West — que ela conhece Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade. Enquanto tenta criar raízes em mais um lar, ela começa a descobrir segredos sobre o Recomeço, e, quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy se sente como uma marionete, tendo sua vida controlada por outras pessoas, e percebe que sempre esteve rodeada de mentiras.”  – Intrínseca 

 

oqueeuachei

Recomeço é um livro interessante e a leitura ocorre de maneira tranquila e gostosa. Apesar de leve, acaba por tocar em questões sobre vida e morte e o momento em que o ser-humano tenta brincar de Deus e decide ele mesmo alterar o rumo natural da vida. Em certo ponto a discussão aparece constantemente, mas não entrarei em detalhes para evitar spoilers da história.

A narrativa ocorre em primeira pessoa e Daisy, a narradora e personagem principal alterna entre extrema maturidade e inocência. Algumas atitudes dela me fizeram questionar se o livro não estava correndo demais, então me lembrei que ela é apenas uma adolescente de 15 anos e que seria normal ela agir de algumas maneiras. Tive que ficar lembrando durante várias e várias vezes a idade real da Daisy enquanto lia.

recomeço_2

Os personagens secundários, Matt e Audrey são interessantes e fáceis de se gostar. Especialmente a Audrey. Já os adultos, em alguns momentos acho que faltou um pouco de aprofundamento do relacionamento de Daisy com eles, coisa que para mim foi sentida nos momentos finais do livro. Aliás, a sensação de que estava faltando algo me acompanhou bastante durante a leitura, especialmente quando se trata do programa Recomeço, faltou um pouco de investimento da autora em aprofundar diversas coisas além apenas o relacionamento de Daisy com Matt e Daisy (especialmente o primeiro) e a questão “científica” da história foi uma delas.

consideracoesfinais

Apesar de desejar uma aprofundamento em relação ao programa Recomeço, que no fim das contas se tornou apenas um plano de fundo na história, o livro é divertido e prende bastante na hora da leitura, mas dá bastante a sensação de que estar faltando algo quando a leitura é concluída, especialmente porque todos os problemas jogados, acabam por ser resolvidos rapidamente e quase sem dificuldade nenhum.

recomeço

Em resumo, Recomeço é um bom livro e uma boa distração, mas que deixa muito a desejar em aspectos de aprofundamento. É um livro bom e divertido, mas que poderia ser melhor. Seria muito interessante a leitura de outros livros focando nas outras crianças do acidente de ônibus que matou/reviveu Daisy.

 

flaviaavatar

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s