Curiosidades

Gênero literário: Steampunk

Outro dia comprei o livro A Corte do Ar de Stephen Hunt (editora Saída de Emergência, 544 páginas) e logo na capa já havia uma crítica do The Times em que dizia que o autor revolucionou o steampunk. Na hora, isso me passou batido mas logo nas primeiras páginas há uma nota de Hunt que cita várias e várias vezes esta palavra e vi que me deparei com um gênero que ainda não conhecia. Ou melhor dizendo, conhecia sim, mas ainda não havia sido apresentada a este termo. Por este motivo resolvi pesquisar um pouco mais sobre ele e consequentemente vi que seria algo interessante para trazer para vocês. 😀

b35c8052807611e3b8351283df6e2051_8

A começar, o que é o steampunk? É um movimento que se iniciou na literatura – mas que rapidamente se espalhou para os outros meios -, onde teoricamente grande parte dos avanços tecnológicos já existiam desde a era da Revolução Industrial. As primeiras histórias surgiram na década de 80 e têm como foco a tecnologia à vapor e elementos mecanizados. Muitas vezes também utilizam personagens reais da época.

steampunk_julio verne

Um nome importante a ser citado é o de Julio Verne que em livros como 20.000 Léguas Submarinas, Volta Ao Mundo Em 80 Dias e Viagem Ao Centro Da Terra, as tecnologias eram avançadas demais para a época e levava seus personagens à aventuras surpreendentes, muitas vezes em locais nunca antes visitados pelo homem.

steampunk_the infernal devices

O steampunk também pode ser misturado com fantasia sobrenatural – se é que podemos chamar assim. Como ocorreu na trilogia As Peças Infernais de Cassandra Clare, que juntou todas as criaturas do sobrenatural com anjos, demônios e robôs durante o século XIX. A trilogia foi e ainda é um sucesso e o último volume, Princesa Mecânica foi considerado um dos melhores livros YA de 2013.

Para quem tem curiosidade ou gosta do tema, a Wikipedia tem um anexo com uma grande quantidade de títulos steampunks de livros, filmes, séries de tv, games e até músicas! Basta clicar aqui para ver. E os amantes de literatura YA, o Goodreads também possui listas com os livros mais populares do gênero, clique aqui para conhecer os títulos (em inglês).

 

flaviaavatar

 

 

 

Fonte para o texto: Tecmundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s