Colaboradores · Filmes x Livros · Matthew Quick

Livro x Filme: O Lado Bom Da Vida

image

O Lado Bom Da Vida (Silver Linings Playbook, Editora Intrínseca, 256 páginas) é a versão literária do filme de mesmo nome e foi escrito por Matthew Quick. Me interessei em ler após assistir o filme e gostar da história do mesmo, além de gostar muito da interpretação da Jennifer Lawrence. Contudo me decepcionei um pouco ao perceber que é completamente diferente e, para minha surpresa, o filme é melhor que o livro. Demorei uns 2 meses pra conseguir finalizá-lo devido às excessivas referências ao futebol americano, que deixam o livro muito maçante e chato de ler. Sem contar a narrativa de Pat Peoples que me irritou bastante também, por ser um tanto infantil.

Pat sai de uma clínica psiquiátrica, onde passou alguns anos de sua vida se tratando após ter um surto de raiva, e insiste no fato de que após “o tempo separados” ele e sua ex-mulher voltarão a se ver e tudo vai ficar bem. Pat estabelece metas a serem alcançadas por ele para que quando o “tempo separados” acabar, sua relação com Nikki, sua ex-mulher, possa melhorar. Ele começa a malhar e correr regularmente, não assiste filmes pois está, segundo ele, “assistindo o filme de sua vida”. Toda a família de Pat esconde dele o que aconteceu durante os anos em que ele ficou na clínica e não gostam de tocar no assunto, porque não querem perturbar a memória dele e tem medo de que ele tenha outro surto caso lembre de coisas que não deveria. Assim que Pat volta pra casa seu amigo Ronnie o convida para jantar em sua casa e o apresenta a sua filha Emily e a irmã de sua esposa, Tiffany; ela perdeu o marido num acidente e assim perdeu um pouco do rumo da vida, digamos, após um incidente no trabalho ela começa a fazer terapia para superar a perda e começar a viver de uma maneira melhor.

oladobom-imagem

No livro, Pat vai à vários jogos de futebol com seu irmão Jake e podemos perceber como seu pai, também chamado Pat, não é um homem muito tolerante e tem um pávio-curto; se estressa por futebol e desconta muito na família. Isso não é muito mostrado no filme. Enquanto no filme, Tiffany se oferece para mandar as cartas á Nikki e  as envia de fato, Nikki inclusive aparece na competição de dança final. No livro, Nikki nunca realmente aparece de fato, ela é apenas mencionada.

O-Lado-bom-da-Vida-Silver-Linings-Playbook-Foto-4

A personagem Tiffany mostra ser uma mulher forte, que sabe defender e conseguir o que quer e foi muito bem interpretada por Jennifer Lawrence. Bradley Cooper conseguiu dar um ar mais maduro à Pat, na minha opinião, já que no livro o personagem parece ter uma fala mole e pensamentos que beiram a ilusão por não conseguir viver a realidade ou até mesmo pela parte da sua memória que seus pais escondem dele.

O Lado Bom Da Vida estreia hoje no Telecine Premium às 22 e tem reprise amanhã no Telecine Pipoca às 20h, para consultar mais horários de exibição entre no site do canal.

stephanieavatar

 

 

Fonte das imagens: Tumblr

Anúncios

2 comentários em “Livro x Filme: O Lado Bom Da Vida

  1. Como nossa colaboradora quem fez a resenha e eu ainda não li o livro, infelizmente não posso comentar sobre ele, apenas sobre o filme que é realmente muito bom! A atuação do Bradley Cooper está sensacional, ele te faz acompanhar muito bem o transtorno dele. Assista que vale a pena! E quanto ao livro, depois que ler não esquece de dizer o que achou dos dois pra gente!
    Flá

  2. OI! Eu achei o trailer bem interessante, creio que o filme deve ser legal. Tenho o livro aqui em casa, logo vou ler, mas espero que eu goste mais do que você gostou, haha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s