Amy Plum

Morra Por Mim – Revenants #1

Morra Por Mim (Die For Me; Farol Literário – 424 páginas) é mais um livro que estava na minha lista de leitura, mas que acabei atrasando a leitura. No entanto, aproveitando a fase de doente (e finalmente ficando boa!), acabei devorando enquanto conseguia me manter acordada por causa da quantidade de antialérgicos tomados, haha.

O tema de Morra Por Mim é algo que tem me interessado a um tempinho, desde que tive meu primeiro contato com a palavra “revenant” e foi justamente por causa disso que acabei desejando ler. O livro é o primeiro volume de uma trilogia (já concluída em inglês). O segundo livro, Until I Die tem previsão de ser traduzido em abril de 2014.

Sinopse:

Depois que seus pais morrem em um acidente de carro, Kate e sua irmã, Georgia, vão morar com os avós em Paris. Enquanto Georgia encontra na balada a cura para sua tristeza, Kate é mais introspectiva e se recusa a sair e se divertir, até resolver ir para um café com seus livros para tomar um pouco de sol. Ela conhece Vincent, um belo e misterioso garoto parisiense. Ao se relacionar com o menino e descobrir sua história, Kate tem que escolher entre deixar sua paixão de lado e seguir a vida em segurança, e assumir seus sentimentos e toda a complicação que seria namorar alguém imortal e com inimigos, e mudar para sempre sua vida.

“Eu sabia que existia algo diferente em Vincent. Eu tinha sentido isso, mesmo antes de ver sua foto no obituário. Era algo distante de mim, e muito obscuro para eu conseguir entender. Então eu ignorei. Mas agora vou descobrir quem ele é.”

 

Apesar de ser um tema ainda não explorado, Amy Plum acabou pesando para o clichê da fantasia YA. Temos uma personagem-narradora que por questões internas, é uma pessoa bem introvertida e pouco sociável e que se depara com uma espécie de deus grego sobrenatural e os dois se apaixonam completamente e passam por perigos, onde normalmente a mocinha é indefesa e acaba sendo prejudicada por causa disso.

É bem clichê, mas como sempre tento deixar claro quando falo sobre isso, o fato de ser clichê não necessariamente significa uma leitura ruim ou que seja chato e Morra Por Mim não é nenhuma dessas coisas, pelo contrário é bem interessante e difícil de largar.

morra por mim

Kate, a personagem principal e narradora da história é tudo aquilo que citei ali em cima. Ela recém perdeu os pais e acabou por se afastar das pessoas, de se abrir para novas amizades a ponto que suas únicas companhia se tornam os livros, sua irmã – quem ela quase nunca vê – e seus avós. Talvez por ser uma personagem que passou por um sofrimento tão grande, várias atitudes que normalmente me deixariam com raiva, acabam sendo ignoradas e compreendidas. Entre elas, o medo extremo de se apegar a alguém novamente.

Vincent, o par romântico de Kate é também o típico herói: é frio, maravilhoso e se mostra com ela um amor de pessoa. Ele é interessante, mas mais pelo seu fator sobrenatural do que a personalidade, já que parece com tantos outros protagonistas masculinos.

Os personagens secundários se resumem em os outros revenants, os avós e a irmã da Kate. Confesso que senti falta dela pelo menos ter um pouco de contato com alguma pessoa na escola. E a questão do luto só foi demonstrada nas irmãs, nos avós nada ficou aparente, o que me fez sentir falta, já que eles perderam o filho.

O ponto mais alto do livro é o fato dos revenants, mas se espera alguma novidade além disso, se decepcionará. A escrita prende bastante e acaba tornando o livro algo viciante de ler. Amy Plum utilizou uma forma clássica e que funciona muito bem para criar uma fantasia YA. Os amantes do gênero não vão se decepcionar!

A capa de Morra Por Mim é outra coisa que deve-se comentar, igual a da versão em inglês é simplesmente maravilhosa! Além da diagramação interna do livro, que também não fica atrás.

morra por mim_1

Esta trilogia me deu uma vontade enorme de ler mais sobre renevants. Alguém tem algum livro para indicar? 😀

 

flavia machado_psycho reader

Um comentário em “Morra Por Mim – Revenants #1

Deixe um comentário

