Mats Strandberg · Sara B. Elfgren

Círculo

Círculo (The Circle; editora Intrínseca – 416 páginas) foi um livro que me chamou atenção pela capa, passei os olhos na sinopse e acabei levando sem nem pensar duas vezes, especialmente porque estava em uma promoção especial de Black Friday, haha. O livro é o primeiro de uma série, que no momento está no segundo volume (este apenas em inglês)

circulo

SINOPSE

Engelsfors é uma cidade pequena na Suécia onde moram Minoo, Linnéa, Anna-Karin, Vanessa, Rebecka e Ida. Elas não são amigas, apesar de estudarem no mesmo colégio. Minoo é a garota mais esperta da turma, mas tem dificuldade de se relacionar com os outros. Linnéa tem má fama e pai alcoólatra. Anna-Karin sofre bullying. Vanessa é sexy e namora um garoto mais velho. Rebecka parece perfeita, mas sofre de um distúrbio alimentar. Ida só se importa com a própria popularidade e é odiada por todos.

Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, elas são levadas por uma força mística até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são bruxas, unidas por uma antiga profecia. Elas precisam aprender a usar seus poderes e a trabalhar em grupo para impedir um mal antigo de destruir o mundo. E terão que fazer isso enquanto são caçadas por um inimigo misterioso, que pode ser qualquer um na escola.

 

Círculo é um livro bem sombrio, onde todos os aspectos ajudam neste fator. Desde sua capa, até a sua coloração mais escura, passando pelas ilustrações etc. O suspense está presente a cada página e foi uma leitura um tanto surpreendente. O fato da sinopse da capa e contra capa serem tão vagas, apenas ajudam a manter o mistério, de fato que é não é tão fácil descobrir do que o livro se trata durante um bom tempo, o que acaba tornando tudo interessante. No entanto, devo afirmar que as doses de informações tão escassas, acabam deixando a leitura um pouco cansativa.

circulo_1

O livro tem uma grande quantidade de personagens consideradas principais (sete no total) e a narrativa ocorre em terceira pessoa, focando cada momento em uma personagem, no entanto duas delas não temos o “ponto de vista”, o que parece ser de propósito, especialmente uma delas que mal aparece e não é nem um pouco aprofundada. Parece ser de propósito, mas confesso que deixou uma espécie de vazio não saber praticamente nada sobre uma personagem tão importante, enquanto conhecemos profundamente todas as outras.

A informação toda dada na história, parece ser dada com um conta-gotas, aos pouquinhos e nada é o que parece. Confesso que isso me deixou confusa em alguns momentos e quando alguma coisa era revelada, eu fiquei até o final com uma pulga atrás da orelha porque talvez, a escolha dos autores de revelarem tão pouca coisa, tenha resultado nessa eterna desconfiança.

Círculo é uma leitura bem sombria, além de todo o enredo de fantasia, ainda há o lado real, onde nos deparamos com depressão, drogas, bullying, distúrbios alimentares etc, o que trouxe uma visão diferente de livros do gênero (especialmente YA), onde tais coisas ou são excluídas, ou pouco aprofundadas e raramente afetam as personagens principais que tendem a seguir um padrão. É um livro bem interessante, mas acredito que seria muito melhor e bem aproveitado se não enrolasse tanto para dar informações vitais para o enredo ao invés de se focar tanto nos problemas pessoais das personagens principais, essa exploração poderia ser feita de maneira melhor.

 

É um bom livro, apesar dos defeitos citados acima e deve agradar aqueles que gostam de suspense, terror com uma boa dose de drama. Se ficou curioso, a editora Intrínseca disponibilizou um trecho em seu site. Leia clicando aqui. 😉

 

flavia machado_psycho reader

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s