E. Lockhart

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

Depois de um pouquinho mais de uma semana sem aparecer por aqui, estou de volta. Semanas finais na faculdade acabaram fazendo com que eu tivesse que dar uma boa afastada do blog – e até um pouco dos meus livros, haha. Mas, agora as aulas estão chegando ao fim e entre os estudos de uma prova e outra, consegui ler e até vir aqui. E também, quinta-feira (finalmente) entro de férias!

Sexta-passada foi Black Friday e eu não poderia deixar de ir até uma livraria conferir as promoções e no caso, a escolhida foi a FNAC, de onde saí com dois livros, um deles encontrei na hora e o outro, já pretendia a ler há um bom tempo, que é o que vim falar neste post: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks (The Disreputable History Of Frankie Landau-Banks; editora Seguinte – 344 páginas). Devo dizer que foi uma leitura divertida e um tanto diferente do que esperava.

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks_3

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks_1

SINOPSE: 

Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma menina como qualquer outra. Gostava de ler, participava do Clube de Debates, cuidava de seus hamsters e era a princesinha da família. Mas, nas férias de verão, enquanto passava a maior parte do tempo no quintal, deitada na rede lendo contos de Dorothy Parker e tomando limonada, Frankie se transforma: de repente surge uma garota cheia de curvas, com uma beleza inusitada. E é com esse novo visual que, na volta às aulas para seu segundo ano na tradicional e competitiva Alabaster, Frankie deixa Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, de queixo caído.

Mal acreditando no que estava acontecendo, ela começa a namorar Matthew e é apresentada ao seu círculo de amigos do último ano. Frankie se apaixona não só por ele, mas também por todo aquele universo: as piadas internas, a camaradagem entre eles e a liberdade total daqueles garotos com tanto status na escola.

O único problema é que, por mais que se esforce para fazer parte daquele mundo tão atraente, Frankie está sempre se sentindo inferior aos garotos do grupo, principalmente em relação a Alfa, o melhor amigo de Matthew. A gota d’água vem quando ela descobre que Matthew pertence à Leal Ordem dos Bassês: uma sociedade secreta que há várias gerações prega peças pela escola – e não permite que garotas se juntem ao grupo.

Mas Frankie não irá se conformar em ser deixada de fora. Inteligente, esperta e calculista, dará um jeito de manipular a sociedade secreta e provará que é muito mais do que uma menina bonita que namora um garoto popular. Entre uma pegadinha e outra, ela levantará discussões sobre gênero e poder, indivíduos e instituições, e ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar por alguém sem abrir mão de si mesma.

 

Confesso que a sinopse e o começo do livro me enganaram completamente. Imaginava uma leitura onde iria apenas encontrar romance e aventuras dentro de uma sociedade secreta. Eis minha surpresa quando me deparo com um livro bem mais interessante e complexo do que eu esperava.

A relação de poder e sentimento de inferioridade/superioridade é constantemente discutido durante O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks além de outros aspectos de relacionamentos e preconceitos além de até mesmo a separação em grupos e preconceitos. A leitura ocorre maneira irônica e com uma grande pitada de humor ácido de forma que seja praticamente impossível não se apaixonar.

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

Frankie é uma personagem divertida e um tanto diferente, ela é colocada constantemente como alguém frágil e vítima perante os outros, mas conforme vamos aprofundando a leitura, sabemos que esses aspectos são completamente falsos. Ela se supera cada página mais e seus pensamentos e discussões são muito interessantes. E. Lockhart conseguiu equilibrar uma personagem extremamente forte com o fato de ser adolescente de maneira perfeita. Apesar de sua maturidade, há diversos aspectos na Frankie que lembram o leitor de que ela ainda tem apenas 14 anos (devo confessar que adoraria ler muitas outras histórias da personagem mais velha e descobrir qual o rumo ela tomou).

Os personagens secundários são interessantes, todos foram montados de maneira que caminham perfeitamente com Frankie. Matthew e Alfa, os principais “rivais” (se é que posso chama-los assim) da garota são igualmente divertidos e inteligentes e observar sua evolução conforme a leitura é algo que não podemos deixar de apreciar. Aliás, a mesma coisa se repete durante todo o livro em todos os aspectos, sua evolução é muito interessante.

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks_4

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks_2

Apesar de ser um livro YA, O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks pode agradar os leitores um pouco mais velhos também por não conter apenas aspectos de romance e aventura dentro de um colégio interno, já que as discussões vão muito além disso. Quer saber mais? Que tal ler um trecho do livro disponibilizado pela editora clicando aqui?

Também não posso deixar de comentar sobre a capa, com certeza uma das mais bonitas que eu tenho! Impossível não se apaixonar por ela

flavia machado_psycho reader

Anúncios

Um comentário em “O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s