Curiosidades

Leitura em inglês

psycho reader dicas

Constantemente eu e a Renata indicamos livros que não foram traduzidos para o português aqui no blog. Sei há muitas pessoas que não lêem em inglês e que gostariam, mas que falta um pouquinho de incentivo para isso.

Por esse motivo que eu resolvi fazer esse post, especialmente pensando na minha experiência pessoal, que sempre fiquei insegura na hora de comprar livros não traduzidos e porque ninguém nunca me incentivava, pelo contrário, sempre ouvi – até de professores – que seria difícil e que eu deveria ler apenas o que eles indicavam e quase nunca era alguma leitura pela qual eu me interessaria, sempre os mesmos livros clássicos feitos exatamente para curso de inglês; e por insegurança e por um pouco de preguiça, eu confesso – já que esse tipo de leitura requer um pouco mais de atenção por ser em outra língua -, eu demorei anos para que começasse a realmente ler e só comecei também porque eu estava viciada em algumas séries que ainda não tinham sido lançadas todas em português e isso faz apenas um ano. Caso contrário era raríssimo eu pensar em pegar um livro em inglês para ler.

Então, vim dividir com vocês alguns truques de leitura em outra língua que aprendi, além de trazer algumas dicas de livros que sejam relativamente fáceis de ler – nesse post, tive ajuda da Renata, que costuma ler em inglês há mais tempo e em mais quantidade que eu. Ah sim, eu estou falando de livros em inglês porque é a minha segunda língua, mas as dicas podem ser usadas para qualquer outra, haha.

São três dicas simples, baseadas nas minhas experiências pessoais. Prontos?

dicas png

Em primeiro lugar, é importante que se tenha afinidade e algum conhecimento aprofundado da língua. Pode parecer algo meio inútil de se falar, mas citando mais uma vez experiências próprias, já comprei livros em italiano e espanhol para ler e não consegui concluir porque jamais tive aula de nenhuma das duas…claro, é possível conseguir sendo leigo que nem eu, mas isso exige muito mais paciência do que quando já se sabe algo.

Mas claro, nada é impossível. Especialmente se você tem facilidade com línguas, desse jeito até pode ajudar a aprender mais rápido.

dica_dicionario

Tenha em mãos um dicionário, mas tome cuidado na hora de usar. Evite depender dele e  usa-lo toda vez que aparecer uma  palavra que não conheça, tente entender primeiro o contexto da frase na própria língua e sem uma tradução (por isso a dica ali em cima), dessa forma fica bem mais fácil de pegar no tranco e convenhamos, ler sem precisar ficar o tempo todo procurando coisas no dicionário é bem mais proveitoso.

Talvez exista uma dificuldade no começo pela falta de hábito com a forma que eles falam no dia a dia e tudo, mas depois de metade do livro já é possível identificar melhor gírias, frases etc.

dica de livros

Saiba escolher bem os livros para começar lendo, evite querer pegar leituras muito complicadas. Será difícil e pode desanimar muito. O que nos leva à próxima dica, treine sempre sua leitura, quanto mais você ler, mais fácil vai ficar.

Livros infantis num geral são bem fáceis de ler em inglês. Por exemplo, How to Train your Dragon, é uma boa para começar.

HOW_TO_TRAIN_YOUR_DRAGON_1334444510P

Outra boa pedida para quem está começando são os chick-lit ou contemporâneos.

Exemplos.: Lola and the boy next door, Anna and the French Kiss, Let it Snow, The Statistical Probability of Love at First Sight, 7 Clues to Winning you, Losing it.

livros ingles

livros em ingles_1

Autora que a maioria dos livros são fáceis de entender é a Meg Cabot.

Ex.: Princess Diaries, Teen Idol, Avalon High, How to be Popular

Nível intermediário

Acredito que os livros em que existe uma dificuldade são os de fantasia ou que buscam em clássicos para escrever a história.

Ex.: Percy Jackson, Kane Chronicles, Imortal Instruments, Infernal Devices, Wicked Lovely e Harry Potter.

Os livros mais complicados para se ler em inglês são os clássicos por conta da maneira mais formal e rebuscada de escrever. Mas para esses, existem algumas versões bilíngues, ou seja, que foram escritos tanto em português quanto em inglês e que podem ajudar no treino.

orgulho e preconceito

orgulho e preconceito 1

Bom, por enquanto é só! Caso tenham alguma dúvida sobre o que falei no post ou algo a acrescentar, não deixem de falar! E espero que gostem das dicas e fiquem de olho nas resenhas, nelas indicaremos o nível de inglês quando indicarmos algum nessa língua!

flavia machado_psycho reader

Fonte das imagens: Polyvore e Skoob

Um comentário em “Leitura em inglês

Deixe um comentário

