Rick Yancey

A 5ª Onda

– O que você está fazendo? – grito comigo mesma. – Você não sabe o que vai acontecer?

Mas não é justo. Na verdade, ela não sabia, não tinha como saber, o que foi uma vantagem para ela, e o motivo para eu sentir tanta falta dela, mais do que qualquer pessoa, se quiser ser sincera. Quando choro, quando me permito chorar, é por quem eu choro. Não choro por mim. Choro pela Cassie que se foi.

E me pergunto o que essa Cassie pensaria a meu respeito.

A Cassie que mata.

– página 12

a 5 onda

A 5ª Onda (The 5th Wave – editora Fundamento, 368 páginas) é o primeiro livro de uma trilogia distópica de ficção científica que promete. Assim que li sobre, fiquei super curiosa pra ler e quando encontrei numa livraria já corri levar.

É uma história super interessante, diferente do que eu já havia lido – nunca li nada sobre invasão de aliens no planeta, apesar de ver e gostar de muitos filmes sobre isso – e que eu acabei gostando bastante (resultado: super ansiosa pro lançamento do segundo livro que ainda nem tem título).

A trilogia parece ter uma proposta diferente de todas as histórias sobre invasão alienígena no nosso planeta e que parece querer fugir do clichê de sempre que estamos cansados de ver e ler (Independence Day é um dos maiores exemplos disso), inclusive o livro começa criticando isso. Agora resta descobrir se a história continuará seguindo o mesmo caminho e tentando escapar de clichês.

a 5 onda_3

A 5ª Onda começa narrado por Cassie, uma jovem de 16 anos que se encontra vagando e lutando pela sua sobrevivência sozinha e que diversas vezes acredita ser a última humana viva. No entanto, depois de um bom pedaço do livro, o narrador muda para Zumbi, um adolescente de quase 18 anos de idade e tem mais duas mudanças ao passar do livro, para terceira pessoa e mostrando o ponto de vista de outros dois personagens, dessa vez na terceira pessoa. Todos eles estão separando e vivendo coisas completamente diferentes.

Quem acompanha o blog, sabe que eu não sou a maior fã do mundo de mais de dois narradores em uma única história. Confesso que no começo achei bem estranho e me incomodou um pouco, mas conforme a leitura continuava, percebi que as mudanças eram necessárias e foram muito bem demarcadas durante a história. Inclusive, devo dizer que Zumbi e Cassie são os narradores principais e os outros dois momentos em que lemos em terceira pessoa não estão ali à toa, são essenciais para o enredo e nos dá uma base para a leitura futura. Especialmente porque em algum momento, tudo se cruzará.

a 5 onda_1

Como já falei ali em cima, é uma leitura bem diferente e que tenta escapar de clichês. Os invasores criados por Rick Yancey são bem interessantes, especialmente porque nunca os vemos. Não sabemos sua aparência, apenas algumas das tecnologias lançadas contra os humanos e que eles estão acabando com toda a humanidade sem dar nenhuma chance de luta. Pouco a pouco todos vão caindo.

Cassie é uma narradora bem divertida, assim como Zumbi. Ela é irônica, sarcástica ao mesmo tempo que é uma adolescente assustada e que se sente muito sozinha. Já ele, ganhou esse nome por se parecer com um zumbi…perdeu tudo que amava e ocila entre uma personalidade de um garoto que outrora fora popular e amado por todos e a depressão.

Ambos mostram dois ponto de vistas muito diferentes e que será muito importante para toda a história (não darei muitos detalhes sobre isso para evitar spoilers).

a 5 onda_2

Mas afinal, o que são as Ondas? É cada ataque causando pelos Outros quando a invasão na Terra começou. Na primeira delas, acabou-se com toda energia elétrica e aparelhos que usamos no nosso cotidiano (inclusive, os meios de locomoção). A segunda foi um ataque mais brutal e apenas os mais sortudos conseguiram sobreviver. A terceira, a peste – nesse momento, os que sobreviveram acabam desejando ter morrido. A quarta, são os silenciadores. E a quinta…só lendo para descobrir.

Separei para vocês entenderem um pouquinho melhor a história, alguns book-trailers. O primeiro, está em português e foi feito pela editora Fundamento. Os outros estão em inglês.


 

 

flavia machado_psycho reader

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s