Leigh Bardugo

Sombra e Ossos

Bom, parece que minha ressaca literária enfim se curou, para minha grande felicidade. Especialmente quando ela chega ao fim com um livro que a gente se apaixona a ponto de não conseguir largar até chegar na última página, hehe.

sombra e ossos

A trilogia Grisha me foi indicada por uma amiga há uns bons meses, mas acabei enrolando um pouco por conta da grande lista que desejava ler, além do mais, estava esperando o lançamento dele em português (ah, a preguiça de ler em inglês hahaha)…no entanto quando finalmente vi em uma livraria, ignorei os que tinha na lista e corri comprar de tanto que essa amiga me falou.

O primeiro livro, Sombra e Ossos (Shadow and Bone – editora Gutenberg, 288 páginas) me prendeu de uma forma que quando vi, já tinha terminado. E quase entrei em desespero por me dar conta que o terceiro livro só será lançado em inglês em 2014, haha. Mas mesmo assim, acabei não resistindo e comprando o e-reader do segundo volume (Siege and Storm) em inglês mesmo, haha – em português a previsão de lançamento é pro ano que vem.

Sombra e Ossos é o tipo de livro que me agrada, onde fantasia e romance se unem formando uma história envolvente e muito bem elaborada. Além dos personagens serem super interessantes, tanto os principais quanto os coadjuvantes. O leitor acaba se interessando em saber sobre cada um deles, especialmente conquistado pelos elementos da cultura russa. Fora o fato de ser uma escrita bem original.

A personagem principal, Alina também não faz o gênero irritante, como tende a acontecer. Ela não é perfeita, mas seus defeitos acontecem na medida certa, inclusive, são suas imperfeições e inseguranças que fazem dela uma personagem cativante.

sombra e ossos_1

O livro se passa no Reino de Ravka, que é divido em dois pela chamada Dobra Das Sombras, uma faixa de escuridão que abriga os terríveis volcras. Esta faixa deve ser atravessada de vez em quando pelos Grishas (pessoas que possuem alguns dons especiais) e pelo exercíto para que o domínio do reino não se perca do outro lado da Dobra.

É neste local que vive Alina Starkov, uma jovem órfã e cartógrafa que nunca se encaixou em lugar algum. Em sua primeira passagem pela dobra das sombras, seu regimento é atacado e o melhor amigo de Alina, Maly – com quem a jovem cresceu no orfanato e nutre uma paixão secreta -, é ferido por um volcra. Isso faz com que, para salva-lo, a jovem traga à tona um poder que nem mesma ela sabia possuir.

A partir de então, Alina é retirada de seu mundo para ser levada para a corte e treinada como uma Grisha. Seu poder é raro e ela se torna a chave para acabar com a Dobra.

Quer saber mais? Leia um trecho do livro no site da editora clicando aqui e veja o book-trailer abaixo.

Além dos livros, há também contos sobre a Ravka, o primeiro deles se passa antes de Sombra e Ossos e o segundo é uma cena do mesmo livro narrada no ponto de vista da Genya, uma das personagens secundárias. Infelizmente só achei em inglês pra quem quiser ler.

0.5 The Witch Of Duva

1.5 The Tailor

sombra e ossos_2

Os direitos de Sombra e Ossos foram comprados para o cinema pelos mesmos produtores de Harry Potter e o primeiro filme deve sair em 2015.

flavia machado_psycho reader

Anúncios

Um comentário em “Sombra e Ossos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s