Filmes x Livros · Jenny Downhan

Before I Die

before i die kobo

 

A maioria das pessoas acredita que você se torna mais forte e corajoso quando está morrendo, mas não é verdade.

 

Como comentei no vídeo sobre os livros do mês, estava lendo Before I Die, o livro da autora Jenny Dowham que inspirou o filme com a Dakota Fanning (o elenco conta também com Jeremy Irving e Kaya Scodelario), Now Is Good.

A história gira em torno de uma menina de 16 anos de idade chamada Tessa que é paciente terminal de leucemia. Ela enfrentou o câncer desde os 12 anos de idade e recebeu o diagnóstico que nada mais poderia ser feito. Com isso, a jovem criou uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer, entre os itens dela está perder a virgindade, usar drogas e não seguir a lei e pretende cumpri-las, não importa o que for preciso.

 

Descrevo este livro como uma linha tênue entre o doce e o amargo, afinal quem quer morrer aos 16 anos de idade? Aliás, que pessoa deseja saber que está perto da morte, não é mesmo? Tessa é uma personagem forte, ela está morrendo e enfrenta isso de maneira muito humana. É egoísta, mau-humorada, usa a doença a seu favor em diversos momentos, machuca as pessoas que ama e muitas vezes, “um monstro” –  como é descrita em algumas passagens do livro.  Inclusive, ela destrói todo o estereótipo dos personagens literários que estão morrendo. O leitor chega a ter raiva de Tessa em alguns momentos, como se fosse uma das pessoas próximas, que foram machucadas em diversos momentos da leitura.

 

Before I Die agradará os leitores de A Culpa É Das Estrelas, ele inclusive é parecido com o livro de John Green em diversos aspectos, o principal deles é “não passar a mão na cabeça do leitor com uma versão romanceada” do câncer. No entanto, acredito que os personagens de Jenny Dowham são bem mais humanos e possuem muitos defeitos mais que os de John Green,  afinal em algum momento você vai sentir raiva de algum deles, seja de Tessa, seus pais, ou de sua melhor amiga Zoey.

É uma leitura um tanto pesada –  se é que posso descreve-la dessa maneira -, já que toda a história gira em torno de uma morte iminente e trata de diversos cenários nada bonitos e bem dolorosos da doença. Mas ao mesmo tempo, o desejo de Tessa de viver e como ela o faz durante o tempo que lhe resta é extremamente tocante.

 

O livro chegou a ser lançado em português com o título Antes de Morrer, mas está esgotado no fornecedor em diversas livrarias. A versão em inglês não é difícil de ler, quem sabe um inglês intermediário é capaz de fazer uma leitura sem maiores problemas.

 

fonte: weheartit.com
fonte: weheartit.com

 

O filme: 

Deixou de lado diversos pontos mais “pesados” e chocantes do livro, mudou alguns detalhes de lugar, tirou outros, mas mesmo assim foi uma adaptação bem fiel. Acredito que ele passou a mensagem que o livro passa, mas de uma forma bem mais açucarada. Dakota Fanning como sempre, está arrasando na atuação. Vale a pena ver, como adaptação e como filme.

 

 

 

psycho reader_flavia machado.png

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s