John Green

Quem É Você Alasca?

quem é você alasca_looking for alaska_john green

Como todos os livros de John Green que li até o momento, Quem É Você Alasca? (Looking For Alaska) me fascinou. Primeiro livro do autor,  ele retratou a juventude de forma natural e tocante, exatamente da mesma forma que faz com seus outros romances.

O livro está cheio de personagens carismáticos e passagens as quais nos identificamos. Os questionamentos de Miles, o personagem-narrador não são apenas dele, como também de grande parte do ser-humano e como John Green costuma fazer,  a história é muito mais profunda do que aparenta.

Muitas pessoas podem se decepcionar com o desfecho da história, com a inconclusão de um ponto importante, mas acredito que devemos lembrar que em todos os livros do autor o mais importante é o que os personagens aprendem com o desenrolar da narrativa e não o fato que a cerca.

quem é você alasca_looking for alaska_john green

E sobre o que se trata, Quem É Você Alasca?  Sobre o “grande talvez” – que eu interpreto como deixar que a vida siga o caminho que parece fácil, de vive-la realmente e não apenas sobreviver, algo que poucos de nós tem a coragem de fazer – e também sobre o “labirinto de sofrimento”, um questionamento jogado logo no começo do livro que juntamente com o talvez passamos a tentar desvendá-lo.

Como já citei anteriormente, o livro é narrado por Miles Halter, um garoto nerd e sem amigos que decide deixar sua vida monótona para trás e ir estudar em um renomado colégio interno numa busca pelo “grande talvez”, referência às últimas palavras do poeta francês, François Rabelais. O fato de tornar as últimas palavras de uma pessoa como sua meta de vida não é aleatório para Miles, pois ele é fascinado por aquilo que as mais variadas pessoas dizem logo antes de morrer.

Na escola nova, Miles conhece seu colega de quarto Chip – ou Coronel como costuma ser chamado – e ele se torna o primeiro amigo do jovem, que depois ganha o apelido de Gordo. Coronel então apresenta Miles a Takume e Alasca, por sua vez uma jovem completamente diferente de todas que o jovem teve contato e por quem desencadeia uma paixão.

Com novos amigos e uma vida extremamente diferente da que estava acostumado, Miles começa a ter suas primeiras experiências como um jovem normal. E cada um dos personagens formam um equilíbrio perfeito para deixar o leitor cada vez mais envolvido com o enredo.

quem é você alasca_looking for alaska_john green

A narrativa é separada em dois momentos “antes” e “depois” e foi escrita de forma que pareça uma contagem regressiva que nos levará aos pontos mais importantes do livro e a construção dos personagens e especialmente da maneira que Miles muda e que nos leva junto nessa mudança, afinal ele nos leva junto no questionamento sobre o ser-humano e com quem temos contato em nossas vidas.

De acordo com o site da Martins Fontes, o livro custa R$39,90.

flavia machado_psycho reader

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s