Biografias

Adorável Heroína

adoravel heroina_thunder dog

Eu nunca fui fã de livros que contam biografia de cachorros, especialmente se forem de labradores (aliás, passo o mais longe possível deses). O motivo? Eu tive duas cadelas da raça, Raissa (o nome veio com ela, eu juro haha) e Brunella (essa meus pais escolheram), que morreram entre 2011 e 2012. Entretanto, tive que me despedir das duas em julho de 2009, quando a linha lilás do metrô daqui de SP desapropriou minha casa. Elas foram para a casa da minha avó, no interior do estado depois que minha mãe decidiu que iríamos mudar para um apartamento e que não havia lugar para minhas gordas. A Raissa, morreu no primeiro semestre de 2011 e Brunella, um pouco depois, no começo de 2012.

Passei grande parte da minha infância com essas duas cadelas  e todos os dias sinto uma saudade enorme delas, especialmente porque “foram tiradas de mim à força”, por isso sempre que vejo/leio/escuto qualquer história sobre cachorro me emociono e acabo em lágrimas.

Raissa (dourada) e Brunella (chocolate), já na casa de minha avó
Raissa (dourada) e Brunella (chocolate), já na casa de minha avó

MAS, não estou aqui para contar a história das minhas gordas e sim  para falar do livro, Adorável Heroína (Thunder Dog), que conta a história de Michael e sua cão-guia, Roselle que sobreviveram ao ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 e estavam no 78 andar da Torre Norte. Foi uma história super famosa na época e separei uma entrevista para o programa de Larry King para quem quiser dar uma olhada.

 

Adorável Heroína é um livro extremamente tocante e não apenas por tratar de um assunto que chocou (e ainda choca) grande parte do planeta, como também pelos ensinamentos e “lições de vidas” que Michael é capaz de nos dar durante a leitura, mostrando que apesar de cego desde o nascimento, enfrentou as barreiras do preconceito e venceu na vida de forma que poucos – com ou sem a visão –  são capazes de fazer.

O livro ocila entre os acontecimentos do 9/11 e a história da vida de Michael e de sua parceira e cão-guia, Roselle e emociona em todos os sentidos, especialmente aqueles que são amantes de animais.

 

Infelizmente, não consigo encontrar palavras para resenhar esse livro de maneira que me satisfaça – e que possivelmente satisfaça vocês também, ele me emocionou de maneiras extremamente pessoais que é difícil me manter um tanto neutra nesse aspecto, mas indico o livro para aqueles que se interessam em saber relatos de sobreviventes ao 9/11 e de quebra, mesmo sem querer, receber algumas lições de vida, mas senti a necessidade mesmo assim, de fazer um post sobre ele aqui. Outro fator interessante são várias informações sobre vencer o preconceito com pessoas cegas.

 

Termino  o post com um book-trailer do livro e uma foto minha e da Brunella um pouco antes dela morrer. Uma das minhas últimas fotos dela/com ela.

labrador

 

Adorável Heroína, tem o preço estimulado de R$29,90.

Deixe um comentário

